segunda-feira, 5 de março de 2012

ESTUDANTES E PROFESSORES DA UNIOESTE PARALISARÃO ATIVIDADES NO DIA 7 E VÃO À CURITIBA EM ATO CONTRA O CORTE DE VERBAS

Está marcado para o dia 7 de março de 2012, quarta-feira, a paralisação das atividades em todas as instituições de ensino superior públicas do Paraná. Além disso, as universidades estão organizando caravanas para ir às ruas da capital para protestar contra o corte de verbas imposto pelo Governo do Estado.

Somente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, o corte das verbas de custeio para manutenção do Ensino, da Pesquisa e da Extensão chega a 50%, atingindo um montante de R$ 3.186 Milhões. A Universidade Estadual de Maringá - UEM, teve o corte de 74,4%, considerado a maior do Paraná. As verbas de custeio das universidades são utilizadas para despesas que vão desde materiais de consumo (material de limpeza, reagentes para os laboratórios, material de expediente etc.) até o pagamento dos estagiários e alunos bolsistas de projetos de pesquisa e extensão. Mas os problemas não param por aí.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Além da precarização das Universidades através dos cortes de verbas, que causa impacto em todas as esferas da produção acadêmica, há ainda outras demandas, não menos importantes: a necessidade da criação de uma política estadual para a Assistência Estudantil e a construção e manutenção das Casas dos Estudantes e Restaurantes Universitários em todas as Universidades. O movimento estudantil denuncia o descaso do Governo com falta e de políticas de permanência para os estudantes das Universidades, ou mesmo a desestruturação delas, quando existem. Além disso, há a forte especulação imobiliária e do comércio de alimentos que explora os estudantes financeiramente devido à falta de planejamento dessas políticas de apoio.

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO
Outra preocupação é a paralisação de concursos públicos e a defasagem do quadro de funcionários. Apesar de que nos últimos a Unioeste quase que dobrou de tamanho em sua área estrutural, o número de servidores técnico-administrativos tem reduzido. Observando um levantamento realizado pela Pró-Reitoria da Planejamento da Unioeste, em 2011, seria preciso, hoje, a contratação de mais de mil servidores para regularizar o trabalho dos setores da universidade. Ademais, segundo dados da Associação Docente da Unioeste – ADUNIOESTE, o governo cortou 91,63% dos investimentos para capacitação dos servidores de todas as Universidades.

MOBILIZAÇÃO
Os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s) de Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo e a Associação dos Pós Graduandos da Unioeste (APG), juntamente com a ADUNIOESTE e vários Centros Acadêmicos estão organizando a ida de cinco ônibus com estudantes e professores para realizar um ato em Curitiba, que contará com a participação da comunidade universitária de todo Estado. Em Foz do Iguaçu o DCE prepara atividades no Campus, em solidariedade ao ato na capital.

Além das reivindicações do movimento estudantil, os docentes estarão reivindicando a reabertura das negociações para o reajuste salarial de 31,73%, decorrente do plano de carreira. Espera-se que o Governo atenda a pauta da comunidade universitária paranaense.


Diretório Central dos Estudantes da Unioeste
www.dceunioeste.blogspot.com



Informações:

Ana Claudia Coutinho (DCE Unioeste Toledo) – 45 9955-6303
Guilherme Dotti Grando (DCE Unioeste M.C.Rondon) – 45 9904-9132




.

Um comentário: