quinta-feira, 22 de março de 2012

MAIS DE 300 ACADÊMICOS PARTICIPARAM DO III ENCONTRO DOS ESTUDANTES DA UNIOESTE E MOVIMENTO ESTUDANTIL SAI FORTALECIDO



Na noite de 20 de março ocorreu algo inédito para o movimento estudantil universitário da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Mais de 300 estudantes, de todos os campi da Unioeste, reuniram-se no Auditório Principal, no campus de Francisco Beltrão, para discutirem os rumos da Universidade Pública e traçarem um plano de ação conjunta por parte do movimento estudantil, que se lança a fortalecer as lutas em todo o Estado.

Foi o III Encontro dos Estudantes da Unioeste que, com sua forma de organização que aproxima as bases dos estudantes às discussões, se consolidou com a participação e representação de estudantes e entidades de todas as unidades da universidade.

DEFESA DA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Dentre as discussões, a denúncia dos ataques do Governo Beto Richa às instituições públicas, provocando um processo de sucateamento do funcionalismo e dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade. Os estudantes apontaram que, enquanto o PIB do Paraná cresce ano após ano, em níveis maiores que a média nacional, o Governo forja uma “quebra” financeira para justificar a diminuição do orçamento das instituições, fazendo com que aumente o endividamento das instituições devido a ausência de investimento. Isso provoca a aceleração um processo de terceirização e precarização dos serviços de modo forçado, coisa que já se tentou na época do Governo Jaime Lerner, mas que a sociedade paranaense conseguiu barrar.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Além disso, apontaram a necessidade imediata da criação de Políticas de Assistência Estudantil, com rubrica específica para investimento nessa área. Foi informado que na Unioeste, sem qualquer discussão com a comunidade universitária, foi apresentado pela Reitoria a proposta de criação de uma Equipe de Assistência Estudantil, que se limita à criação de mais cargos comissionados na universidade e que não significaria um planejamento institucional de ações a serem desenvolvidas que contemplem as áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, assistência à saúde, cultura, dentre outros. 

Os estudantes defenderam que toda e qualquer iniciativa por parte da Universidade quanto ao planejamento dessas políticas seja realizada sob a ampla discussão com a comunidade estudantil e suas representações.

AVALIAÇÃO
Com muita discussão e debates, os estudantes avaliaram de forma positiva todo processo de reorganização do movimento, o que já trouxe vitórias pontuais. Agora, os estudantes pretender agir com maior intensidade na Universidade e em outros espaços públicos. Nesse sentido, foram aprovados vários encaminhamentos que pretendem o fortalecimento e continuidade das atividades, com vistas à defesa da Universidade pública, gratuita, de qualidade e popular.

Os estudantes presentes no encontro consideraram também que o que mais tem fortalecido tal construção é o fato de ser um movimento independente e autônomo, sem vinculação com as administrações ou mesmo com os governos. Um movimento estudantil com liberdade política e administrativa, que leva adiante os interesses dos próprios estudantes e também na defesa das instituições publicas. 

PRÓXIMAS AÇÕES
Dentre as diversas avaliações e encaminhamentos, foram aprovadas ações a serem executadas, dentre elas:
•    Foi aprovado um documento público que elenca uma série de reivindicações, que será destinado aos gestores da Unioeste e aos representantes do Governo.
•    Ficou definido um calendário de lutas, em que consiste:
1.    A aplicação de um questionário sócio-econômico em todas as unidades da instituição para levantar o perfil e as demandas dos estudantes de todos os cursos da instituição;
2.    A realização de um ato unificado em todos os campi da Unioeste, levantando as reivindicações dos estudantes;
3.    A organização de uma reunião que deverá ocorrer em Maringá, no início do mês de Abril, no intuito de aproximar representantes do movimento estudantil de todas universidades estaduais para traçar um plano de ações conjuntas e no intuito de dar início ao planejamento do Fórum Estadual de Assistência Estudantil;
4.    A organização do 4º Encontro dos Estudantes da Unioeste, que será em Foz do Iguaçu, no mês de maio.
•    O movimento estudantil elaborará materiais de divulgação e conscientização das causas para toda comunidade acadêmica.
•    Será encaminhado uma solicitação às Direções de Campus e à Reitoria para que a Unioeste garanta o transporte dos estudantes para os próximos encontros, o que foi negado até agora (exceto Foz do Iguaçu).



Crédito fotos: Anderson Hilgert

Nenhum comentário:

Postar um comentário