quarta-feira, 21 de março de 2012

MAIS DE 100 ESTUDANTES PARTICIPARAM DA ASSEMBLÉIA GERAL. Confira a ata!





Ata n°02/2012 – Assembléia Geral Ordinária DCE
Reuniram-se às vinte horas do dia dezenove de março de dois mil e doze, no mini-auditório da Unioeste/Toledo, estudantes de diversos cursos de graduação da referida universidade. Com quorum atingido, a representante da Gestão “Outros tempos: despertar da sonolência!”, Ana Claudia Coutinho, assumiu os trabalhos da mesa diretora, composta pelos membros da nova gestão, dando início a Assembléia Geral. Agradeceu a presença dos participantes e apresentou a pauta da primeira Assembléia do ano. No grande expediente, dentre os Informes: a)Corte de verba nas universidades, b)III Encontro dos Estudantes da Unioeste, c)Restaurante Universitário. Na ordem do dia, os seguintes pontos de pauta: 1)Prestação de Contas da Gestão “DCE pra que(m)?”, 2)Homologação da posse da gestão “Outros tempos: despertar da sonolência!”, 3)Comissão Estudantil sobre Espaços Físicos na Unioeste. Abriu-se para inclusão de pauta e para as comunicações gerais. Sobre o primeiro informe, o acadêmico Lorenzo Balen informou sobre as ações no Paraná contra o corte de verbas de custeio das universidades. Que o processo de organização e o próprio ato em si fez com que o governo recuasse com os cortes, pronunciando que recomporia as verbas de custeio. Que do ato estadual ocorrido no dia sete de março, em Curitiba, originou a criação de uma Comissão Estadual dos Estudantes para construção de ações conjuntas. Além disso, está em processo de organização de um Fórum Estadual de Assistência Estudantil. O acadêmico Jorge Fuentes solicitou a palavra e informou que é o atual representante dos estudantes do campus de Toledo no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. O acadêmico Péricles Ariza solicitou a palavra para comunicar sobre os ataques do Governo Beto Richa contra as disciplinas de sociologia e filosofia no ensino médio, visando a redução da carga horária semanal de cada disciplina para uma hora semanal. Apontou a necessidade dos profissionais e estudantes da área se organizarem para resistirem a isso e defenderem a consolidação das disciplinas na Educação Básica. No segundo informe, a acadêmica Maiara Barros anunciou o III Encontro dos Estudantes da Unioeste, que ocorrerá no dia 20 de março de 2012, no campus de Francisco Beltrão. Considerou importante a realização desses encontros para organizar ações no intuito de conquistar o Restaurante Universitário e pela implantação de Políticas de Assistência Estudantil. Comentou sobre a aplicação de um questionário sócio-econômico com os acadêmicos de todos os campi da Unioeste. A acadêmica Ana Claudia solicitou aos Centros Acadêmicos uma ajuda no custeio do ônibus para o encontro em Francisco Beltrão. Solicitou a representação de pelo menos um acadêmico por curso para participar do encontro. A acadêmica Angélica Limberger solicitou a palavra para apresentar aos estudantes o Manual do Calouro 2012, publicação organizada pela nova gestão do DCE, e que será distribuído nas salas dos primeiros anos. A acadêmica Ana Claudia informou sobre a reunião que ocorreu com o Diretor de Campus da Unioeste/Toledo e sobre outra reunião que ocorreu com representantes a Reitoria. Que na reunião com o Chefe de Gabinete do reitor, dentre outros assessores, foi apresentado uma proposta da composição de uma Equipe de Assistência Estudantil na Unioeste. Que foi confirmado que não há emenda orçamentária para construção dos Restaurantes Universitários na Unioeste, conforme o movimento estudantil independente previa. O acadêmico Yuri Contrera comentou sobre uma reunião ocorrida com o Diretor de Campus, José Dílson, em que a nova diretoria do DCE apresentou algumas necessidades dos estudantes e buscaram respostas por parte do gestor da universidade, mas que este não respondeu até a data que havia sido combinada. Comunicou também sobre o planejamento para realizar o II Torneio de Bets da Unioeste. A acadêmica Ana solicitou a inclusão de um ponto de pauta, que seria a Assembléia se manifestar sobre a abertura dos portões da Unioeste no fim de semana. Entrando da Ordem do Dia, iniciou-se o primeiro ponto de pauta que é a prestação de contas da antiga gestão do DCE. Foi constatada a ausência do Coordenador de Organização da última gestão, Anderson Tosti. O acadêmico Jorge Fuentes, que também foi membro da gestão, expôs que durante toda a gestão, o acadêmico Anderson Tosti assegurou-se de toda documentação e recursos financeiros do DCE. Que os demais membros da gestão nunca tiveram acesso aos documentos e verbas da entidade. A acadêmica Sheylla Paiva assumiu a palavra expondo que, enquanto membro da entidade, assim como outros membros, sempre se dispôs para colaborar com as atividades da entidade, mas nunca teve acesso a nenhuma documentação. A acadêmica Ana Coutinho comentou que o Anderson Tosti foi comunicado da Assembléia e solicitado para trazer a documentação e o dinheiro. Isso ocorreu várias vezes por telefone e e-mail, embora nunca tendo respondido. Mas foi apresentado a ele uma intimação para que comparecesse à Assembléia. Ele assinou o documento mas informou por telefone, pouco antes da Assembléia, que não tinha intenção em comparecer. A acadêmica Ana, que havia efetuado contato com Tosti, comentou que ele falou que não levaria o dinheiro para a Assembléia, mas que entregaria para ela, isoladamente, em outro momento. Segundo ela, foi comunicado ao Anderson Tosti que a prestação de contas deveria ser feita aos estudantes, à Assembléia, conforme prevê o Estatuto, o que ele não vem respeitando. O acadêmico Lorenzo comentou que no ano passado, quando da realização regular da Assembléia que deveria ter sido para prestação de contas e posse da nova diretoria, no dia 16 de novembro de 2011, mesmo tendo vencido a gestão há mais de um mês, o acadêmico Anderson Tosti não estava com a documentação financeira em dia, segundo o próprio havia alegado naquele momento. E foi tirado uma fotografia das arrecadações e gastos da gestão, que foi apresentado por Tosti previamente na Assembléia, que acabou tomando caráter consultivo. E hoje, meses depois, não compareceu na Assembléia. Foi constatado, diante do slide de apresentação das entradas e saídas de recursos financeiros do DCE, no ano passado, que as saídas provenientes das carteirinhas (extravio) não chegavam a metade do gasto que Tosti anunciou. Além disso, o próprio pagamento da gráfica não chegou ao valor fornecido por Tosti. Os acadêmicos Péricles Ariza (Centro Acadêmico Filosofia) e Renan Buque (Centro Acadêmico de Química) comentaram a dificuldade em reaver o dinheiro dos Centros Acadêmicos provenientes de um acordo da diretoria do DCE com os CA’s,  no ano passado, de repasse de verbas das carteirinhas. A acadêmica Carolina Portes (ex Centro Acadêmico Serviço Social) comentou que há também uma dívida do DCE para com o Centro Acadêmico de Serviço Social, sendo de R$110,00, e que até hoje não foi repassado. Que tal dinheiro foi entregue para Anderson, na presença de Jorge Fuentes, que seria para a locomoção de um representante da UNE que viria de outra cidade, mas que a viagem nunca ocorreu e que o dinheiro não retornou. Além disso, mesmo esse dinheiro ter sido repassado através do Serviço Social, estava lançado como gasto do DCE também. Ou seja, o gasto que nunca ocorreu foi descontado duplamente, sendo do caixa do CA de Serviço Social e também do DCE. Além disso, Lorenzo comentou que o valor declarado de R$ 280,00, que teria sido para o pagamento de uma viagem de estudantes secundaristas para o congresso da UPES, que houve o acaso de constatar que a mesma viagem, no mesmo valor e trajeto, teria sido paga pela União Toledana dos Estudantes e também de arrecadação entre os próprios estudantes de ensino médio. E que haveriam notas (recibos) que comprovariam isso. Alertou a necessidade de investigação. O acadêmico Leandro Nunes apontou a necessidade do compromisso dos membros da atual gestão do DCE, ao contrário do que ocorreu em outros anos, que continuem com dedicação até o final do mandato. O acadêmico Lorenzo apontou que é preciso averiguar a concretização dos fatos, seja de uma possibilidade de desvio do dinheiro e efetividade dos gastos do DCE. Depois de discussões, ficou definido que as contas da última gestão não foram aprovadas, necessitando tomar medidas cabíveis. Foi assim constituída a proposta, por parte dos presentes na Assembléia, da criação de uma Comissão que assumiria um caráter de sindicância. Que essa comissão assumiria as responsabilidades de averiguação dos gastos e da falta de prestação de contas, além do próprio desrespeito ao Estatuto do DCE. Ficou eleita, por unanimidade, uma comissão composta pelos alunos Anderson Hilgert, Michel Kleber Hilbig, Leandro Nunes, Clarice Schwertner e Paulo Henrique Inácio. Ficou aprovado também que a comissão terá o prazo de um mês para recolher depoimentos, provas, dados etc. sobre as atividades financeiras e políticas da última gestão. No final, dependendo do que se constatar, deverá ser levado ao Ministério Público para que tome as devidas providências. Entrando no segundo ponto de pauta, a gestão “Outros tempos: despertar da sonolência!”, eleita no dia 09 de novembro de 2011, com 415 votos favoráveis, 32 contrários e 2 votos em branco, e empossada em reunião do Conselho Deliberativo no dia 23 de novembro de 2011, foi homologada pela Assembléia Geral dos Estudantes. A composição da diretoria ficou da seguinte forma: Coordenadoria de Organização: Ana Claudia Coutinho, Coordenadoria de Pesquisa, Ensino e Extensão e Assistência Estudantil: Maiara Pereira Barros e Francielly Rauber da Silva, Coordenadoria de Secretaria, Finanças e Patrimônio: Ana Carolina de Paula e Angélica Limberger, Coordenadoria de Comunicação: Guilherme Bazarin, Coordenadoria de Cultura, Esporte e Eventos: Yuri Matheus Brunhara Contrera e Marlon Henrique Moresco. Entrando no terceiro ponto, para a eleição de uma comissão para discutir junto ao Campus tudo relacionado aos espaços físicos na universidade. Foi proposto de aguardar uma semana para que os Centros Acadêmicos para que encaminhem o nome de um aluno por curso, para compor a comissão. Foi aprovado. Entrando no quarto ponto de pauta, sobre a questão da abertura dos portões da Unioeste nos fins de semana. Depois das discussões, ficou aprovado que será encaminhado um documento para a Direção de Campus da Unioeste para que a abertura e fechamento dos portões funcionem da mesma forma que ocorre durante a semana. Que os estudantes vêm desenvolvendo atividades, cursos e reuniões, dentre outros, nos fins de semana. Dado por encerrada a Assembléia, eu, Lorenzo Gabriel Balen lavrei a presente ata e dou fé do exposto assinando-a e seguido pelos demais.

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