segunda-feira, 2 de maio de 2011

deu na imprensa: COMISSÃO É FORMADA PARA DISCUTIR O TOQUE DE RECOLHER

JORNAL DO OESTE - 30/04/2010

da redação

O chamado para a discussão do projeto de Lei que visa instituir toque de recolher para menores de 16 anos em Toledo reuniu representantes de 15 entidades e organizações na noite de quarta-feira (27) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Os representantes apresentaram suas opiniões a respeito do assunto e conversaram diretamente com o vereador Ademar Dorfschmidt, autor do projeto.

Promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) a reunião serviu para que o vereador revisse o texto do projeto. Segundo ele, o debate foi muito importante, pois deu diretrizes para uma nova proposta. “Este não é um projeto autoritário e estamos levantando um debate amplo para construir políticas efetivas que possam contribuir para a diminuição do envolvimento de adolescente em atos criminosos”, argumentou.

Uma comissão foi formada a partir deste encontro, constituída por representantes de entidades religiosas, estudantis e profissionais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Estamos caminhando para um entendimento. Vamos convidar outras instituições para compor a comissão e assim sugerir ações adequadas para a resolução deste problema” falou o coordenador do DCE, Anderson Tosti. “Seguir com este projeto seria um retrocesso e vamos lutar contra ele”, completou.

De modo geral, os participantes da reunião defenderam que recolher os adolescentes de até 16 anos em suas residências após as 22h não é a melhor solução para o problema apontado pelo vereador. No entanto, Dorfschmidt citou algumas cidades do Paraná e de outros Estados que utilizaram esta medida e colheram resultados positivos, dentre elas Guaíra. “Não estamos falando em prender os adolescentes e sim protegê-los” replicou. Segundo ele, é possível observar muitas crianças e adolescentes em locais com maior concentração de pessoas, como no Parque Ecológico Diva Paim Barth, fazendo o uso de bebidas alcoólicas. “Nós não podemos assistir a isso sem fazer alguma coisa. Se a população acredita que esta não é a melhor maneira, vamos ouvi-la”, finalizou o vereador.

Para o grupo de acadêmicos que promoveu o debate, este foi também foi um importante momento. “Apesar da forma em que se conduziu a discussão, a mobilização dos jovens foi muito positiva. Queremos que o debate siga na próxima Conferência da Juventude”, defendeu o coordenador do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, Lorenzo Gabriel Balen.

FONTE: http://jornaldooeste.com.br/cidade/noticias/2371/?noticia=comissao-e-formada-para-discutir-projeto-de-lei-do-toque-de-recolher

Nenhum comentário:

Postar um comentário