segunda-feira, 16 de maio de 2011

DCE E CA’S REALIZAM REUNIÃO COM O DIRETOR DA UNIOESTE/Toledo PARA TRATAR DE ESPAÇOS FÍSICOS PARA OS ESTUDANTES

No dia 11 de maio de 2011, ocorreu uma reunião, na sede do DCE, em que reuniram-se o Diretor Geral do Campus, José Dílson, e representantes do DCE, além dos Centros Acadêmicos de Engenharia de Pesca, Química e Ciências Sociais.

Em pauta estava a discussão sobre espaços físicos para os Centros Acadêmicos. Anderson Tosti, representando o DCE, abriu as falas explanando sobre a necessidade de uma maior atenção à assistência estudantil, no que tange a espaços para reuniões e convivência dos estudantes. Lorenzo Balen (CACS) falou sobre a crescente organização do movimento estudantil e da necessidade de espaços para maior interação entre todos os estudantes. Além disso, foi exposto o interesse de se colocar no planejamento da universidade as demandas dos estudantes, que até agora foram esquecidas.

O Diretor do campus lembrou que já havia se comprometido, em reunião com a diretoria do DCE, que, para questões imediatas, cederia uma sala para o Movimento Estudantil - a sala que fica localizada entre a cantina e a cozinha do campus, onde hoje é situado o Almoxarifado. Nesse sentido ficou acordado que o diretor deverá liberar a sala em um mês, com as possíveis reformas. Quanto à utilização do espaço, será discutido entre as entidades numa reunião futura.

Porém, a intenção dos Centros Acadêmicos não era pouca. Há a necessidade de salas para cada CA. Nesse sentido foi alegada a Lei Estadual nº 14.808, de 27 de julho de 2005, que dispõe sobre a organização de CA’s e DCE’s nas instituições de ensino públicas e privadas no Estado do Paraná. Dentre os pontos, ressalta-se a obrigatoriedade da Universidade disponibilizar salas independentes para cada entidade estudantil para realização de suas atividades.

Embora a Lei determine uma sala para cada CA, os estudantes compreendem a defasagem orçamentária da Universidade e o descaso do Governo do Estado. Nesse sentido, e para sanar as necessidades imediatas e, aproveitando o remanejamento de setores dentro do Campus de Toledo - devido à conclusão da construção de novos blocos, os representantes avaliaram, junto com o Diretor, que poder-se-ia destinar o prédio antigo onde ficava a Administração do Campus, para que seja dividida entre todos os Centros Acadêmicos. José Dílson alegou que tal espaço, até o final do ano, estará sendo esvaziado e sim, poderá ser ocupados pelos estudantes.

Assim, ficou combinado que será elaborado um documento assinado por todas as entidades solicitando tal espaço, e que será protocolado oficialmente argumentando a demanda. Nos próximos dias os estudantes estarão se reunindo para discutir tais questões e tomar encaminhamentos. Até agora os Centros Acadêmicos de Filosofia, Economia e Engenharia Química têm-se posicionado juntos nessa causa.

ORGANIZADOS AVANÇAREMOS!!!

Coordenação de Comunicação
Centro Acadêmico de Ciências Sociais – CACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário