quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Nota do D.C.E. em relação ao “Conhecendo a UNIOESTE”.


É notável a importância da comunidade externa e estudantes egressos do Ensino Médio das escolas de Toledo e região terem esta proximidade com a universidade e com os cursos. Porém, é preciso que estes alunos e comunidade conheçam as dificuldades que a universidade tem passado em relação a qualidade e a assistência estudantil. Por anos, os estudantes lutam pela implantação de um Restaurante Universitário na UNIOESTE e por uma política de Assistência Estudantil decente, da qual garanta os estudante a sua permanência dentro da universidade sem precisar trancar ou desistir por falta de um incentivo ou por não terem renda suficiente para se manter. Como é de conhecimento de grande parte da sociedade, os alunos tem gastos com aluguel, alimentação, livros, xerox, materiais didáticos e até mesmo com passagem, pois muitos desses alunos vem de outros municípios, demonstrando que esta política de assistência vem de encontro com os interesses não apenas de uma formação ou diploma, em especifico, mas do papel social da universidade e da educação que será perpassada pelos futuros graduados nas mais distintas áreas do conhecimento.

Diante disso, a especulação imobiliária e restaurantes no entorno do campus é monstruosamente desfavorável aos alunos, principalmente aqueles de baixa renda, que em sua maioria se sustenta por bolsas de estudos ou de estágios com valores baixíssimos, e até mesmo desempenhando funções das quais seria de um técnico e profissional da área, (aqueles que conseguem tal, pois o numero de estágios reduz a cada ano), fazendo com que os acadêmicos façam escolhas, entre o roncar da fome ou sua formação intelectual.

Portanto, manifestamos nossa insatisfação não somente contra a universidade mas também contra Governo atual, por deixar o ensino público em segundo, terceiro plano, e dando prioridade as empresas que geram lucros exorbitantes, a partir da exploração de algo que deveria se público por excelência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário