segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Carta aberta dos DCE´s da UNIOESTE aos estudantes

                O R.U é uma bandeira histórica no movimento estudantil da UNIOESTE.  Algo a muito tempo prometido por diversos grupos políticos que já passaram pela reitoria. Mas até hoje essa reivindicação dos estudantes não foi atendida. Estamos cansados de tantas promessas vazias e poucos resultados concretos. Essa nota vem tornar público – mais uma vez – a insatisfação de todos os DCE' s da UNIOESTE com o descaso por parte das autoridades competentes no que diz respeito a políticas de assistência estudantil.
            É importante salientar que a atual gestão da Universidade prometeu por diversas vezes não somente a construção e efetivação do R.U, como também, estipulou datas precisas para tal. No ano passado, o reitor assegurou em reunião do COU, que os RU's em todos os Campi estariam funcionando em março desse ano.  Passou-se mais de quatro meses e o que os estudantes observam é que nada de concreto se realizou. Para completar o quadro, que já é caótico, os DCE' s estiveram em uma reunião no dia 10-08-2013 com o reitor e os pró-reitores e ouviram, novamente, mais promessas.
            Diante desse contexto, os DCE's cobraram que seja realizada uma reunião no dia 14-09-2013 com o reitor, os pró-reitores e os diretores de todos os Campi da UNIOESTE. Essa reunião é o prazo final dado pelos estudantes para que as autoridades competentes apresentem de fato condições reais para viabilizar o funcionamento do R.U.
            Entendemos que o R.U é basilar para os estudantes se manterem na Universidade. Hoje os alunos gastam em torno de 300 reais mensais na alimentação. Muitos estudantes têm a sua formação acadêmica prejudicada devido aos altos custos com a alimentação sem contar outros gastos extras (transporte, moradia). Isso é inadmissível, pois é direito dos estudantes terem acesso a políticas de permanência estudantil.  Somos a única Universidade Estadual do Estado do Paraná que não possui o Restaurante Universitário. Como isso é possível? A resposta para essa pergunta é que os estudantes não estão sendo prioridade para o reitor, pró-reitores e diretores de Campi.
            Assim, convocamos os estudantes a se mobilizarem e irem a reitoria em Cascavel no dia 14-09-2013 para exigir que o R.U seja para JÁ e não para outra possível data a ser postergada.
           


OS ESTUDANTES ESTÃO CANSADOS DE ESPERAR, R.U JÁ!!!


DCE´S DE CASCAVEL, FOZ DO IGUAÇU, FRANCISCO BELTRÃO, MARECHAL C. RONDON, TOLEDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário