quinta-feira, 3 de abril de 2014

ATO CONTRA O CORTE DE VERBAS ÀS UNIVERSIDADES ESTADUAIS.

ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!!!



Hoje de manhã [03/04] os estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Toledo passaram em salas de aulas conscientizando e mobilizando alunos e professores sobre a precariedade e as mazelas do Governo Richa [PSDB] para com o Estado, com a Educação Básica, Educação Superior e também com a Saúde.
Logo após a exposição dos fatos, os estudantes se organizaram e foram para a rua, e caminharam até a prefeitura, onde pediram um posicionamento do prefeito Beto Lunitti em relação a parceria com a UNIOESTE para a construção do R.U., pedimos também um posicionamento do diretor de campus sobre os recursos destinados à Assistência/Permanência Estudantil e a construção do R.U., e também um esclarecimento do Senhor Reitor acerca do dinheiro da SETI, e uma posição do Governador do Estado em relação ao repasse do dinheiro para as Universidades Estaduais do Paraná. Sabemos que o PIB do Paraná é um dos maiores do Brasil, dessa forma, entendemos que os cortes destinados às universidades estaduais tratam-se de um jogo político de interesses de uma possível privatização das Universidades.
Os estudantes dos cursos de  Eng. De Pesca, Eng. Química, Química, Serviço Social, Secretariado Executivo e Ciências Sociais, colaborarão de forma efetiva na construção do ato contra o corte de verbas às universidades estaduais e contra a precarização do ensino público e reivindicaram a necessidade de mecanismos que garantam a permanência estudantil nas universidades.
Nos últimos dias, a comunidade acadêmica começou a ter conhecimento sobre o corte de 40% das verbas destinado às universidades estaduais. No caso da Universidade Estadual do Oeste de Paraná - UNIOESTE – Campus de Toledo-PR, este corte equivale a 32%, ou seja, o governador a partir do decreto estadual orçamentário, só se compromete a custear demandas básicas, como luz, água, telefone e correios.
Esta realidade de sucateamento e descaso vivenciada pelas universidades estaduais mostra-se muito mais intensa na UNIOESTE Campus  de Toledo – PR, pois é a que mais sofre com a falta de funcionários e sobrecarga de trabalho aos estagiários, falta de professores, precarização dos espaços estudantis, inexistência do Restaurante Universitário (R.U), falta de reagentes e vidrarias para os cursos de exatas, precariedade dos laboratórios, falta de manutenção nos veículos da instituição, inexistência de Assistência Estudantil, falta de materiais básicos para higiene pessoal, para a limpeza do Campus, falta de material didático, entre outras demandas que não são atendidas, como transporte aos estudantes para se deslocarem a eventos, etc.  Ou seja, o campus  encontra-se em situação de precariedade extrema, prejudicando o bom desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Diante disto, faz-se necessário um posicionamento crítico dos estudantes, dos docentes e servidores no sentido de fazer com que o governo do Estado retroceda com os cortes de verbas realizados nas universidades estaduais.
Não podemos permitir que o sucateamento realizado nas universidades estaduais se torne o caminho para a privatização das mesmas. Não podemos aceitar que as universidades estaduais tornem-se elitizadas. Não podemos permitir que milhares de pessoas não tenham acesso a uma educação pública e de qualidade, devido a inexistência de mecanismos que garantam a permanência estudantil, como o Restaurante Universitário, moradia, transporte, saúde.
O DCE, CASS. CAFIL, CACS, CAEQ, CAEP, CASEC e Atlética, solicitam o apoio e participação dos estudantes, da Coordenação e dos professores dos cursos, para o ato contra o corte de verbas e a precarização das universidades estaduais. Esta luta é de todos e todas.

MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIOESTE/TOLEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário