terça-feira, 8 de maio de 2012

II UNIBETS - Torneio de Bets da Unioeste de Toledo

Clique para ampliar a visualização.
Vem aí o II UNIBETS - Torneio de Bets da Unioeste de Toledo! 

O evento está sendo organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da Unioeste/Toledo - DCE e pela Associação Atlética Acadêmica de Engenharias da Unioeste de Toledo - AAAEUT e ocorrerá no dia 19 de maio de 2012, a partir das 14h00, no Campo de Futebol da Unioeste. Estão previstas para o evento a inscrição de 32 equipes que serão distribuídas nas chaves de jogos.

O 1º UNIBETS ocorreu em 2010 e foi um importante espaço de socialização entre  a comunidade acadêmica da Unioeste/Toledo com a sociedade em geral. Segundo um dos organizadores do II UNIBETS e membro da AAAEUT, Paulo Henrique Ferro, "o torneio de Bets visa combinar momentos de integração e alegria da nossa infância onde nos divertíamos sem nos preocupar com as diferenças". Segundo o acadêmico, o objetivo é fortalecer ainda mais o vínculo entre a comunidade.

Para dar mais vida à atividade, a equipe da Kula Webrádio ficará responsável pela narração do evento e estarão à frente da animação das torcidas e do público presente.

INSCRIÇÕES
As inscrições ocorrem de 16 a 18 de maio, na sede do DCE, sendo respeitada a ordem de inscrição. Caso seja preenchido o número de equipes previstas, serão cadastradas equipes de reserva.

O valor da inscrição é de R$10,00 por dupla. Cada dupla deve conter ao menos uma pessoa que tenha algum vínculo com a Unioeste (acadêmico, professor, técnico administrativo, contratado, estagiário, extensionista e pessoas que tenham vínculo em grupos de pesquisa). Os tacos serão disponibilizados pela Comissão Organizadora, e terão medidas padrões para todos os jogos.

  

Confira o Regulamento do Torneio Abaixo 



REGULAMENTO DO 2º UNIBETS

DA REALIZAÇÃO DO TORNEIO

Art. 1º. O 2º UNIBETS - Torneio de Bets da Unioeste será realizado no dia 19 de maio de 2012, sábado, no campo de futebol da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo, com início às 14h00.

Parágrafo Único. Caso o dia esteja chuvoso, o campeonato será transferido. Se isso acontecer, as dúvidas a respeito da realização do evento podem ser dirimidas através de murais, blog do DCE (www.dceunioeste.blogspot.com), e-mail do DCE (dcetoledo@gmail.com) e pelos telefones (45) 3379-7067 (DCE), (45) 9911-7013 (Paulo Henrique - AAAEUT – Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Unioeste Toledo), (45) 9932-0125 (Yuri Contrera - AAAEUT – Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Unioeste Toledo).

Art. 2º. A COBETS (Comissão Organizadora do Torneio de Bets) é composta pelos seguintes membros:
• Amarildo Benvenutti (Professor-Setor de esportes/UNIOESTE);
• Lorenzo Gabriel Balen;
• Marlon Henrique Moresco (DCE);
• Paulo Henrique Ferro (AAAEUT)
• Yuri Matheus Brunhara Contrera (AAAEUT e DCE);


DAS INSCRIÇÕES

Art. 3º. Para participar, é preciso organizar-se em duplas podendo ser masculina, feminina ou mista, sendo que, na dupla, ao menos um dos membros tenham algum vínculo institucional com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, de quaisquer campi (acadêmico, professor, técnico administrativo, estagiário, extensionista e pessoas que tenham vínculo em grupos de pesquisa);
§1º. É necessária a apresentação de algum documento (ex: carteirinha de estudante, da biblioteca, crachá, cartão ponto) para comprovar o vínculo com a UNIOESTE.
§2°. Não haverá distinção ou separação por idade e sexo.

Art. 4º. As inscrições deverão ser realizadas na sede do Diretório Central dos Estudantes - DCE durante os dias 16, 17 e 18 de maio de 2012, nos períodos matutino (10:00 as 11:00), vespertino (15:00 as 16:00) e noturno (21:00 as 22:00), ou pelo telefone (45) 9911-7013 (Paulo Henrique Ferro).
§1º. Deverá ser preenchida a Ficha da Equipe no ato da inscrição.
§2º. A inscrição fica confirmada após o pagamento do valor de R$ 10,00 (dez reais), por cada equipe (dupla), que receberá um recibo como confirmação da inscrição.
§3º. Caso a equipe inscrita venha a desistir de competir, não será devolvido o valor da inscrição.
§4º. Cada pessoa poderá se inscrever apenas em uma dupla.

Art. 4º. Serão disponibilizadas vagas para 32 equipes, obedecendo, para tanto, a ordem de inscrição.
Parágrafo Único. Cada equipe deve ser constituída de dois jogadores inscritos. Caso um dos membros de determinada equipe não possa comparecer no dia do torneio, este poderá ser substituído até o início do 1º jogo da equipe em questão. Em hipótese alguma poderão ser substituídos jogadores durante o torneio.

Art. 5º. Depois de completadas as 32 vagas, a COBETS continuará cadastrando equipes “reserva”, por ordem de inscrição.
§1º. A equipe inscrita na reserva somente poderá jogar em caso de desistência de outra previamente inscrita.
§2º Se alguma equipe inscrita dentre as 32 vagas desistirem da competição a primeira equipe reserva será avisada e passará a fazer parte das 32, caso esta também desistir a segunda equipe da reserva será convocada e assim por diante – deixando claro que a equipe só garantirá sua vaga mediante ao pagamento da inscrição quando da sua convocação.
§3º No dia da competição em caso de desistência de alguma equipe a próxima equipe reserva na ordem de inscrição assumirá seu lugar, no caso de esta equipe não estar presente no local da competição, a vaga passará para a próxima equipe inscrita que esteja presente – lembrando que somente participará mediante ao pagamento da inscrição.

DO CAMPO E MATERIAL DE USO

Art. 6°. O jogo de Bets será realizado num campo com 12 metros de comprimento tendo em cada extremidade duas áreas e um “x”onde fica a casinha.
§1º. Constitui-se por área, dois círculo desenhados no chão de 1 metro de diâmetro, onde se localiza as bases, uma de cada lado do “x”onde fica a casinha.
§2º. Define-se por casinha, uma lata de óleo vegetal vazia, que deve ser protegida pelos batedores.
§3º. Define-se por base o local onde devem ser mantidos os tacos em posse dos batedores, durante o momento do arremesso da bola pela equipe oposta
§4º. Os batedores usarão tacos de madeira para bater a bola, visando os objetivos do jogo.
§5º. Os tacos e os demais materiais serão fornecidos pela comissão organizadora. Não será possível a utilização de outros que não estes.

DAS REGRAS DO JOGO
I - Do início do jogo

Art. 7º. Define-se por arremessadores, a equipe que se encontra desprovida dos tacos, que tem por objetivo derrubar a casinha, arremessando a bola, na tentativa de obter a posse dos tacos.

Art. 8º.
Defini-se por batedores a equipe que se encontra munida dos tacos, tendo por objetivo proteger a casinha.

Art. 9º. A disputa para decidir qual equipe começará rebatendo será feita pelo método “seco ou molhado”. Irá iniciar rebatendo a equipe que vencer a melhor de três lances.

II - Do desenvolvimento do jogo

Art. 10º. Os arremessadores irão pegar o taco, passando para a condição de batedores, nas seguintes situações:
§ 1º. Derrubar a casinha da outra extremidade arremessando a bolinha;
§ 2º. Enquanto um rebatedor mantiver o taco encostado na área da base, a base está "protegida", impedindo o lançador que está atrás da base de derrubar este alvo, lembrando que a casinha somente pode ser derrubada com a bolinha. Tirar o taco da área da base enquanto a bola não for arremessada permite que o lançador derrube o alvo de seu próprio lado do campo usando a bola e ganhe os tacos;
§ 3º. Os batedores podem trocar de um lado para o outro da casinha desde que o mesmo peça licença;
§ 4º. Quando a bola tocar no taco e ela for para trás é contado "uma para trás". Caso isso ocorra três vezes, perde-se a posse dos tacos para os arremessadores, no caso dos batedores marcarem pontos antes de se acumular "três para traz" a contagem da penalidade é zerada.
§ 5º. Ao chegar no limite dos pontos, não se tem trás, sendo assim permitido rebater para trás na pontuação máxima.
§ 6º. Se um dos batedores derrubar a casinha com o próprio taco, ou mesmo rebatendo a bola, atingindo a sua própria casa (para trás), ou a do companheiro no lado oposto, as posições de batedor e arremessador são trocadas.

Art. 11º. Após uma rebatida, caso algum dos arremessadores consiga recuperar a bola ainda no ar, isto é, antes que ela toque o chão, esta dupla trocara de lugar com os batedores, caracterizando a situação de VITÓRIA - mediante o grito “-Vitória entregue as bets!”
§ 1º. Somente os arremessadores poderão pegar a vitória;
§ 2º. Pegar vitória dentro do campo de jogo é por conta e risco exclusivos dos arremessadores, já que o direito do campo é dos batedores;
§ 3º. Se, fora do campo de jogo (atrás das casinhas) o batedor atrapalhar o arremessador na tentativa de pegar vitória, implicará na perca da posição de batedores da equipe que estiver na posição de batedor e a mesma passará a ser arremessadora;
§ 4º. Definem-se por chão, para efeito de vitória, tudo o que a bola tocar, exceto tacos e jogadores.

Art. 12º. Cada lançamento da bola, visando a casinha colocada no lado oposto, deve ser feito tomando-se por localização de limite de arremesso a casinha mais próxima.
§ 1º. Não se pode ultrapassar a casinha para se efetuar o lançamento;
§ 2º. O arremessador pode blefar o lançamento da bola, mas não pode lançar outros objetos que não a própria bola do jogo, caracterizando assim o ato de enganar.

Art. 13º. Após o arremesso, os batedores só poderão acertar a bola uma única vez e enquanto esta estiver em movimento, caso contrário perderão o taco.
Parágrafo Único. Não valerá a regra do tudo ou nada. Caso os batedores troquem de lado a bola deve retornar para trás da casinha.

III - Da Pontuação

Art. 14º. Serão acumulados pontos quando os batedores batem na bola e conseguem chegar à área oposta. A cada troca de área os batedores devem bater seus tacos, sendo este ato a contabilização de 01(um) ponto.
Parágrafo Único – Enquanto um dos arremessadores tenta recuperar a bola que foi rebatida pelos batedores, estes poderão trocar constantemente de área, somando pontos, até que devam voltar à área antes que os arremessadores ofereçam risco de derrubada da casinha com o arremesso da bola recuperada – aproveitando o fato de os tacos não estarem sobre as bases.

Art. 15º. Será considerada bola perdida quando esta após ser rebatida, cair em local de difícil acesso, como ficar presa em árvores, prédios e ultrapassar muros. Neste caso, os batedores somam somente 01(um) ponto e aguardam o retorno da bolinha.

Art. 16º. Ganha o jogo a dupla que atingir primeiro a seguinte situação;
  1. Fazer 12 (doze) pontos, derrubar as casinhas com os tacos e completar uma última corrida para cruzar os tacos no meio do campo;

DAS PENALIDADES

Art. 17º. As ocorrências caracterizadas como atitudes indisciplinares, faltas naturais do jogo, por imperícia, incidentes ou desatenção não intencional ou intencional às regras, originam a "falta" e serão penalizadas com a adição de 02 (Dois) pontos a equipe adversária. Com a persistência das penalidades a eliminação imediata da dupla pela COBETS.

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 18º. O Torneio será disputado em forma de eliminatória simples, que constitui um sistema de chave a definir de acordo com a quantidade de equipes inscritas mediante sorteio das mesmas para obter os eventuais adversários por etapa.
Parágrafo Único. Em caso de encerramento do tempo, conforme citado no Art. 21º, e ocorrer empate de pontos, a equipe que avançar o primeiro ponto seqüente será a ganhadora, porém, só será consumada sua vitória obedecendo ao critério de completar uma última corrida (mediante uma rebatida) e cruzar os tacos no meio do campo.

Art. 19º. O critério de classificação será a equipe que vencer cada partida.

DA ORGANIZAÇÃO E DO TEMPO DO JOGO

Art. 20º. As equipes deverão comparecer até as 14h30 para informar sua presença e para acompanhar o sorteio das equipes que deverão jogar entre si e formar as chaves eliminatórias.

Art. 21º. Cada partida terá a duração máxima de 15 (quinze) minutos, devendo ser encerrada e contabilizados os pontos acumulados para obtenção de equipe classificada.

Art. 22º. Dependendo da quantidade de equipes inscritas ocorrerá ao mesmo tempo 2(duas) partidas.

Art. 23º. Depois de encerrada cada partida, haverá um intervalo máximo 05 minutos.

Art. 24º. Em cada Partida haverá um árbitro que ficara responsável por decidir sobre as penalidades e o andamento da partida, árbitro este que será  escolhido pela Comissão Organizadora.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 24º. No ato da inscrição, a dupla concorda fielmente ao estabelecido neste regulamento.

Art. 25º. Caso o atleta se machuque terá no máximo 5 (cinco) minutos de pausa para sua reabilitação, do contrário a equipe perderá o jogo.

Art. 26º. Não haverá pedido de tempo técnico.

Art. 27º. As eventuais dúvidas devem ser sanadas antes do início do torneio, com o árbitro responsável ou com a COBETS.

Art. 28º Caso a equipe se atrase para a hora marcada do início do jogo, haverá uma tolerância de 05 (cinco) minutos.
Parágrafo Único. A dupla que não comparecer neste tempo, será penalizada com W.O.

Art. 29º. Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora – COBETS.

Toledo, 04 de Maio de 2012.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO TORNEIO DE BETS
2º UNIBETS – Torneio de Bets da Unioeste
Diretório Central dos Estudantes – DCE  |  Associação Atlética Acadêmica de Engenharias da Unioeste/Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário