terça-feira, 26 de abril de 2011

UPE e DCE aprovão moção contro o "Toque des Recolher" em Toledo

A moção que segue abaixo foi redigida e apresentada pela UPE e o DCE da Unioeste - Campus de Toledo no Conselho Estadual de Entidades de Base da UPE - União Paranaense dos Estudantes no dia 18 de Abril na cidade de Curitiba.

MOÇÃO CONTRA O TOQUE DE RECOLHER NA CIDADE DE TOLEDO-PR

No dia 04 de Abril de 2011, o vereador Ademar Dorfshimidt (PMDB) apresentou ao plenário da Câmara de Vereadores de Toledo – PR, a Proposta de Lei denominada “Toque de Acolher”. Esta proposta nada mais é de que uma cópia de Lei semelhante aprovada na cidade de Matelândia, também no Oeste do Paraná. Consiste em autuar os jovens menores de 16 anos que andarem pelas ruas da cidade desacompanhados de um adulto após as 22 horas. No caso de reincidência, os pais serão penalizados.

Em discurso no plenário, o vereador citou a Alemanha Nazista como exemplo de quem usava o toque de recolher para pôr ordem à cidade, proibindo a circulação de judeus pelas ruas após o soar de uma sirene.

Esta proposta de Lei caracteriza-se pela discriminação da juventude, ao passo que não enfrenta de fato os problemas no seio da sociedade que levam crianças e adolescentes a se prostituírem, a praticar atos de vandalismo entre outras infrações. Para nós, jovens organizados através do movimento estudantil e reunidos no Conselho Estadual de Entidades Gerais da União Paranaense dos Estudantes, somente políticas públicas especificas podem de fato combater a estes tantos maus que assolam meninos e meninas nas mais diversas cidades deste país.

A União Paraense dos Estudantes junto ao Diretório Central dos Estudantes da Unioeste – Campus de Toledo repudia esta proposta de lei e propõe seja feita uma audiência pública com ampla participação da juventude para ouvir seus anseios e propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário