Ata 001/2011
Aos Vinte e Oito dias, do Mês de Fevereiro do ano de Dois Mil e Onze, às Vinte e uma Horas na Sede do Diretório Central dos Estudantes/DCE localizado na Rua da Faculdade, Jardim Santa Maria Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, se reuniram, de acordo com o Edital 01/2011 do dia Vinte e Quatro de Fevereiro, representantes da Diretoria dos Centros Acadêmicos da Unioeste Campus de Toledo juntamente com a Diretoria do DCE. Compareceram à reunião estudantes, representando os Centros Acadêmicos de Ciências Sociais, Filosofia, Secretariado Executivo Bilinque, Ciências Econômicas e Serviço Social, não comparecendo nenhum representante dos CAs de Engenharia de Pesca, Engenharia Química e Química. Este último o seu CA está desativado. Além dos Informes Gerais e da Inclusão de Pauta, a reunião tinha como ponto de pauta 1) Trote Solidário, 2) Reorganização do Espaço Físico, 3) Representação no CEPE e COU e 4) Registro dos CAs no DCE. O Coordenador de Organização do DCE Anderson dos Santos Tosti deu início à reunião, agradecendo a presença de todos e pediu pra que cada presente se apresentasse. Passada as apresentações passamos para os Informes Gerais, o qual só houve uma solicitação, a do Representante do CA de Ciências Sociais Lorenzo Gabriel Balen que informou aos demais presentes, que é o atual Conselho desde o ano passado vem realizando a Avaliação Institucional por meio de um questionário disponível no site da Unioeste, o estudante pediu ainda que os Acadêmicos que ainda não haviam preenchido o questionário disponível no site da Unioeste, o fizesse até o dia de hoje, que era o último de acordo com o estipulado pela Comissão. E justificou a importância do preenchimento do questionário, pois a partir dele, poderão ter dados e a partir desses dados se tomar decisões políticas na Universidade. Não havendo mais nenhum informe passamos para a Inclusão de Pauta. Não houve nenhuma sugestão de Inclusão de pauta e passamos para a Primeira Pauta que era sobre o Trote Solidário. O Coordenador do DCE Anderson Tosti falou sobre a proposta da realização de um Trote Solidário de arrecadação de alimentos para duas entidades de Assistência Social do Município de Toledo onde seria marcada uma data para que os estudantes trouxessem os alimentos até o DCE e pediu para que os CAs ajudassem a divulgar a idéia em seus respectivos cursos. Os Representantes dos CAs se disponibilizaram a ajudar a na divulgação do Trote, ficando por responsabilidade do DCE marcar a data e comunicar os CAs. Além da arrecadação de alimentos, a Coordenadora do DCE Bruna, informou sobre um Trote Solidário que será realizado pelo PETq juntamente com o DCE e a Direção de Campus, que seria mobilizar os estudantes para a doação de sangue, solicitando também a ajuda dos CAs na divulgação e mobilização dos estudantes como também da comunidade externa se for possível. Os estudantes presentes se responsabilizarem a ajudar nessa mobilização, que se dará a partir do momento que chegarem os materiais como folders e banners. Superado este ponto houve uma proposta feita pelo acadêmico Lorenzo Balen, de inversão da pauta, propondo que a última pauta fosse discutida antes da segunda e terceira pauta, justificando que tal pauta era sobre a inscrição dos CAs no DCE e a instituição do Conselho Deliberativo era condição para a realização da reunião segundo o Estatuto. A sugestão de inversão de pauta foi acatada pela mesa diretora, apesar de que a pauta não tinha a intenção de cadastrar neste momento os CAs, mas apenas divulgar e solicitar que os CAs que se for de seu interesse se inscrever e compor o Conselho Deliberativo, que disponibilizasse cópia da Ata de Elição e Posse da atual diretoria e documento solicitando aos CAs os documentos, e informando sobre as normas de participação e de Reorganização do espaço físico. O representante do CA de Ciências Sociais Lorenzo Balen iniciou a discussão apresentando a Lei 14808 de 05 de julho de 2005 do Governo do Estado, que obriga as Universidades e Faculdades à disponibilizar espaços para sede dos CAs e DCEs e que dá liberdade a essas entidades, de entrar em salas de aula, participar de reuniões entre outras coisas. Segundo Lorenzo, tal Lei pode ser uma ferramenta para reivindicação de espaços para os CAs e DCE. Posteriormente a fala de Lorenzo, o Coordenador do DCE Anderson Tosti falou sobre a conversa que teve com o Diretor de Campus José Dílson, o qual prometeu ceder ao DCE uma sala que fica ao lado da Cantina, e que veria a possibilidade de disponibilizar espaços para todos os CAs. O Coordenador do DCE Jorge Fuentes interveio dizendo que a uma semana atrás conversou com o Diretor de Campus e que este reafirmou o compromisso de ceder a sala ao DCE, mas que para os CAs não seria possível pois não tinha salas sobrando. Solicitando a palavra o acadêmico Lorenzo Balen expôs ao grupo que existe um plano urbanístico para a Universidade, mas que não prevê salas para nenhum CA, DCE ou Restaurante Universitário, e que em uma reunião do Conselho de Campus no ano passado os Professores representantes demonstraram total despreocupação e desinteresse em incluir esses espaços, que beneficiam os estudantes, no Plano Urbanístico. Nesse sentido o acadêmico propôs um encaminhamento, que seria encaminhar um documento chamando reunião de todos os CAs, DCE, Diretores de Centro e de Campus para solicitar que se inclua no planejamento urbano da Unioeste, espaços para sede dos CAs e DCE e para Restaurante Universitário, de acordo com o que obriga a referida Lei. O representante do CA de Filosofia, Péricles, propôs que fizéssemos um estudo sobre os espaços existentes no Campus para comprovar se existem espaços ociosos que poderão ser ocupados pelos estudantes. Anderson Tosti argumentou que ambas as idéias eram boas, mas se tratava de uma estratégia a longo prazo, pois o planejamento urbanístico é para longo prazo e que precisamos é de uma ação imediata. O acadêmico de Filosofia Leandro compartilhou ao grupo algumas experiências não atendidas de solicitação de espaços para o CA de Filosofia, junto ao Colegiado do Curso. Após um momento de discussão surgiu a idéia de formar uma Comissão de Estudos dos espaços existentes na Universidade com um estudante de cada CA e do DCE. Essa comissão ficaria então encarregada de fazer esse estudo e apresentar posteriormente numa reunião do Conselho Deliberativo e a partir disso pensar as ações. Assim a comissão foi formada pelos seguintes Estudantes: Lorenzo Gabriel Balen, representando o CA de Ciências Sociais, Carolina Marcon Portes representando o CA de Serviço Social, Péricles Ariza representando o CA de Filosofia, Carolina C. G. Souza representando o CA de Ciências Econômicas, João representando o CA de Secretariado Executivo Bilíngüe e Jorge Henrique Dias Fuentes representando o DCE. Ficou decidido que Jorge Fuentes ficaria como Coordanador da Comissão e o acadêmico Anderson Tosti ficou responsável por criar um grupo de e-mails para facilitar a comunicação entre a Comissão. O Acadêmico Lorenzo ainda propôs que fosse encaminhado um documento assinado pelo DCE e CAs, solicitando imediatamente a sala ao lado da cantina, conforme prometida pelo Diretor José Dílson. Superado este ponto, passamos para a última pauta que era sobre a representatividade discente no Conselho Universitário – COU – e Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE. O acadêmico Lorenzo Balen que era da antiga gestão do DCE já há algum tempo que os estudantes estão sem representação nestes Conselhos e isso se deu devido a uma exigência do Reitor da Unioeste de que todas as entidades estudantis só teriam direito a representantes, se comprovasse registro jurídico na entidade. Como nenhum CA ou DCE fosse registrado, não pra somente suprir a representatividade nos Conselhos, mas também para legitimar as ações do DCE, e publicou que o CA de Ciências Sociais havia tomado esta decisão e vão registrar a entidade. Não houve nenhuma objeção quanto a proposta de Registrar o DCE, ficando a Diretoria responsável por agilizar o processo e fazer um levantamento de quanto será gasto com o Registro e como o DCE não dispões de fundos para suprir esses gastos, os CAs se responsabilizaram em ajudar doando uma quantia que será combinada quando for feita esse levantamento. A Diretoria do DCE se comprometeu em realizar esse processo e dar inicio ao Registro até o dia Dezesseis de Março. Não havendo mais nada a ser deliberado ou discutido, a reunião foi encerrada e eu, Jorge Henrique Dias Fuentes que Secretariei esta Ata e lavrei, a qual deverá ser aprovada e assinada por todos os presentes.
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