quinta-feira, 12 de abril de 2012

D.C.E. PROMOVE DEBATE "Mulheres no poder: o machismo acabou?"



O que queremos com esse debate: A repressão de gênero, é tão naturalizada em nossa sociedade que uma das frases mais clássicas para acalentar alguém que é vítima de machismo é “Ah, sempre foi assim!”. De fato viemos de uma caminhada histórica onde a sociedade patriarcal reproduz e legitima a hegemonia do homem sobre a mulher, mas por isso acontecer “desde sempre” não significa que deva continuar. Como colocado acima tal fato é histórico e corresponde a um contexto social, que hoje bastante modificado apresenta não só a possibilidade da crítica ao machismo como também permite rumarmos para sua superação. 

O primeiro passo, para isso é justamente a sua desnaturalização o que caminha junto ao desvelamento do contexto de como, por exemplo, as mulheres foram aceitas e absorvidas pelo mercado de trabalho.
Portanto, a intenção do debate é propor tanto a comunidade acadêmica como a sociedade em geral uma reflexão mais intensa e profunda sobre a atual situação da mulher em nossa sociedade, como todos, ainda, independentes de gênero, sofremos e reproduzimos o machismo. 

Qual a importância do debate: É discutir e mostrar como o machismo ainda está presente em nossa sociedade e que a luta não acabou. Que ainda temos muito que conquistar para a emancipação da mulher existir de fato. Que cargos políticos não garantem nossa dignidade e nem a nossos direitos. Mostrar que o machismo está em todos os espaços seja na Universidade, nas escolas, nos locais de trabalho, nas praças, nas construções e até mesmo na política. O machismo continua e com toda a sua força. O exemplo disso é na própria internet, em que agora, na contemporaneidade, a reprodução e os ataques machistas são constantes nas redes sociais.

Por tanto convidamos toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para participar do debate trazendo também suas experiências diárias de como sofrem com a repressão e o preconceito.

Um comentário:

  1. Ah, como eu queria poder estar presente! Aposto que renderá uma boa discussão.

    Gostaria de saber se haverá algum resumo, enfim, qualquer coisa escrita sobre esse debate em especial, talvez mostrando os resultados, as conclusões, enfim. Caso sim, por favor enviem-me um e-mail, afinal, o tema muito me interessa.

    Obrigada!

    ResponderExcluir