segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DA UNIOESTE ENCAMINHA AÇÕES PELA IMPLANTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

No dia 17 de maio de 2011, mais de 100 estudantes da Unioeste, em Toledo, estiveram reunidos em Assembléia Geral para deliberar acerca da implantação de Políticas de Assistência Estudantil – dentre elas a mais imediata: o Restaurante Universitário.

Nos últimos dias os estudantes da Unioeste vêm se mobilizando para denunciar o descaso da Administração da Universidade pela falta de planejamento de políticas que visem o apoio aos que ingressam na universidade.

No mesmo momento em que as entidades estudantis vêm se consolidando depois de nos desarticulados, espalha-se por toda Unioeste a reivindicação massiva pelo Restaurante Universitário.

O que pareciam ser atos isolados refletem a indignação estudantil generalizada, que vem se espalhando através de manifestações nos diversos campi da Unioeste. Foram duas ocupações de reitoria na mesma semana, e dois protestos em Marechal Cândido Rondon. Durante o Seminário de Extensão da Unioeste-SEU, ocorrido em Francisco Beltrão, houve panfletagens e discussões sobre o tema. Em Toledo não foi diferente:


ASSEMBLÉIA ESTUDANTIL

A necessidade da implantação de Restaurante Universitário e a garantia institucional para a implantação de políticas de apoio ao estudante reuniu os vários Centros Acadêmicos da Unioeste/Toledo, que culminou na convocação da Assembléia Geral dos Estudantes – espaço soberano de discussões dos acadêmicos.

Na Assembléia, que contou com alunos de todos os cursos da Unioeste, bem como professores e autoridades, foram tomadas duas grandes decisões:

• No primeiro momento, foi aprovado pelos presentes a necessidade de intervir junto ao Conselho Universitário – COU¹ no intuito da criação de uma Pró-Reitoria específica ou
mesmo uma Diretoria de Assistência Estudantil². Isso fará com que, sendo aprovado, deverá ser planejadas, obrigatoriamente e com amplas discussões, políticas de apoio aos estudantes. Será uma garantia institucional. Por outro lado, foi aprovado também que uma frente estudantil deverá dialogar com membros da Assembléia Legislativa do Paraná para viabilizar uma emenda no orçamento do Estado³, para que seja previsto a construção de Restaurantes em todos os campi da Unioeste.

• Depois, foram eleitos estudantes para representar o campus de Toledo no Conselho Universitário e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no intuito de defender os interesses dos acadêmicos junto a esses órgãos de deliberação da Universidade. Os acadêmicos são: Anderson Tosti – Serviço Social (COU) e Jorge Henrique Dias Fuentes – Ciências Sociais (CEPE). Tais conselhos encontram sem representação estudantil há quase quatro anos.
Suscitou-se também, especificamente para Toledo, a tentativa de estabelecer parceria da Universidade com o Poder Público Municipal para que sejam disponibilizadas na Universidade refeições a R$1,50 via Cozinha Social (responsável por atender a demanda dos Restaurantes Populares4). Porém, ressaltou-se o importante momento de organização e articulação dos estudantes da Unioeste para efetivar uma transformação estrutural na Instituição como um todo, e que tal medida não resolve o problema da falta de Assistência Estudantil. Mesmo assim, será averiguada a possibilidade disso acontecer como forma transitória para a conquista de Restaurante Universitário.


Diretório Central dos Estudantes – DCE UNIOESTE/Toledo
Centros Acadêmicos: CACS – CAEQ – CAEP – CAFIL – CACE – CAQ – CASS

www.dceunioeste.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário