O movimento estudantil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE vem manifestar seu apoio público à chapa “Movimente-se UEM”, concorrente à diretoria do D.C.E. da UEM neste ano de 2012.
Inicialmente, reconhecemos as gestões da Movimente-se no DCE da UEM como o que tem de mais avançado no movimento estudantil no Paraná. Gestões abertas e horizontais que sempre levaram à frente as necessidades do conjunto dos estudantes daquela Universidade, bem como sempre defenderam um projeto de universidade realmente pública, gratuita, laica, universal e de qualidade.
Nas lutas em defesa do RU, nas ocupações, nas manifestações de rua, na articulação estadual contra o corte de verbas, na formação política crítica dos estudantes e da comunidade externa, na defesa das liberdades e das expressões, no combate contra as políticas privatizantes e de desmonte das instituições públicas, na denúncia contra todo tipo de descaso, o coletivo “movimente-se”, sempre amplo e responsável, é uma referência muito importante para o movimento estudantil de todo o Estado.
A “movimente-se” superou um pseudo-movimento estudantil, parasitário das universidades, que há anos servem como um freio das lutas estudantis e sociais, sempre se envolvendo em negociatas, entreguismo, na despolitização e na traição das lutas históricas. Tudo isso a troco de barganhas políticas e econômicas de grupos que ainda ocupam a direção da UNE/UPE e toda sua relação promíscua com os governos – o que repudiamos tanto. E com essa superação, a “Movimente-se” apresentou uma nova cara e um novo fôlego para a organização e luta dos estudantes das universidades do Paraná, seja na maturidade das discussões, seja na ação direta e/ou na representatividade.
Sendo assim, nós, do movimento estudantil independente e de luta da Unioeste, organizados através de cada DCE, manifestamos nosso apoio e reconhecimento à chapa “Movimente-se Uem”, especialmente por construir lutas e obter vitórias a partir de sua independência frente aos governos e reitoria. Para nós serviram como exemplo, o que nos possibilitou avançamos. Para os estudantes da UEM, se muito vale o já feito, mais vale o que será!
PARA NÃO HAVER RETROCESSO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL: MOVIMENTE-SE UEM!
Unioeste, 19 de novembro de 2012
Dce Unioeste Cascavel | Dce Unioeste Foz do Iguaçu | Dce Unioeste Francisco Beltrão | Dce Marechal Cândido Rondon | Dce Unioeste Toledo
Nenhum comentário:
Postar um comentário