terça-feira, 21 de agosto de 2012

ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES APROVA APOIO À GREVE E DECIDE PELA PARALISAÇÃO ESTUDANTIL


Mais de 230 estudantes da Unioeste/Campus de Toledo decidiram pela manifestação de apoio à greve dos docentes, durante a Assembléia Geral realizada na noite do dia 20 de agosto. Além disso, foi aprovada a paralisação dos estudantes durante toda essa semana, no intuito de provocar mobilização, debates e ações frente à situação de precarização das Universidades no Paraná.  Havia ali estudantes de todos os cursos de graduação e vários de pós-graduação, além de alguns docentes convidados.

Apesar de que foi entendido por todos que uma greve é acaba prejudicando tanto o corpo discente como docente, tomou-se clareza da situação das universidades e que a greve é um passo necessário quando não há mais possibilidades de negociação com o  governo sobre os rumos da educação. Atentou-se, no entanto, que a pauta de equiparação salarial dos docentes seria apenas uma luta pontual, pois não reflete a precarização das condições de trabalho como um todo, como o produtivismo e a falta de concursos públicos. 

Além disso, foi apresentada a discussão sobre a luta e possível greve dos técnico-administrativos, que se faz necessária e que também vá além de uma reposição salarial. Que discuta e apresente o fim das terceirizações, pela realização de concurso público e pela aprovação de uma carreira que permite o crescimento profissional para uma melhor prestação de serviços.

PARALISAÇÃO ESTUDANTIL
Além de ser aprovado o apoio à greve, os estudantes decidiram pela paralisação durante toda a semana a fim de fortalecer a luta e provocar debates dentro da universidade e com a sociedade sobre os rumos da educação e o caráter neoliberal do Governo Beto Richa. Avaliamos que quanto mais se fortalece uma luta, mais rápido ela tende a obter êxito. Uma outra Assembléia foi marcada para sexta-feira (24), às 19h30, no mini-auditório, para avaliar a situação da greve e a mobilização estudantil, para decidir eventual continuidade das ações.

ATO UNIFICADO EM CASCAVEL
Para além da greve, os estudantes apresentaram novamente a urgência da necessidade de implantação dos Restaurantes Universitários nos campi. Foi constatada a ineficiência da atual gestão frente à reitoria nessa área, dado que havia sido propagado como prioridade durante a campanha eleitoral do ano passado. 

As Assembléias estudantis realizadas nos cinco campi da Unioeste decidiram por uma ação unificada para exigir uma negociação com a reitoria para a implantação da assistência estudantil. Ocorrerá na próxima segunda-feira (27), às 15h, na Reitoria, em Cascavel. Os DCEs estarão mobilizando os estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário