terça-feira, 2 de março de 2010

Estudantes de Serviço Social da Unioeste avançam na reconstrução do Movimento Estudantil

Estudantes de Serviço Social da Unioeste avançam na reconstrução do Movimento Estudantil

Ocorreu nesta segunda-feira (01/03/2010), com a presença massiva da maioria dos estudantes do curso, a Assembléia Geral dos Estudantes de Serviço Social da Unioeste, campus de Toledo, organizada pela Comissão Estatutária do Centro Acadêmico de Serviço Social – CASS, onde se discutiu e aprovou o novo Estatuto Social da entidade, que pretende dar novas direções nas organizações e atividades do movimento estudantil do curso.


Segundo os estudantes, “essa Assembléia, assim como as que o DCE e outros CA’s vêm convocando, é reflexo da vontade de se construir uma instituição de ensino superior e uma sociedade com a percepção do estudante, enquanto sujeito participante, preocupado com os rumos tomados”.


O novo Estatuto do CASS contém uma série de avanços, como a mudança da estrutura organizacional da entidade optando por uma estrutura colegiada; cria-se e regimenta-se o Conselho de Representantes de Turma – CORETUR, aproximando as discussões do Centro Acadêmico para todas as séries do curso, atingindo com mais eficácia a base estudantil.


AVALIAÇÃO

As várias reuniões ocorridas no último ano e as que se preparam para este ano, se expressa uma necessidade do movimento estudantil atingir, inclusive, além da universidade. É consenso entre os estudantes que devemos reorganizar os DCE’s e CA’s, unificar as lutas de todos os campi da Unioeste, bem como articular com as demais entidades estudantis do município – universitárias e secundaristas, envolver-se na causas dos trabalhadores, das demais entidades representativas (sindicatos, associações), conselhos de políticas públicas, levar as demandas ao Poder Público e preocupar-se com as questões sociais que atingem todos os indivíduos. Por outro lado, reforça o ressurgimento do interesse do acadêmico na luta: O Movimento Estudantil Organizado da Unioeste está em meio a discussão sobre Assistência Estudantil - em especial o Restaurante Universitário. É sabido que muitos estudantes se alimentam mal em função da universidade, com bolsas de estudo que mal conseguem pagar as altas taxas de aluguel; não temos Assistência Social numa universidade em que o curso de Serviço Social é referência nacional. Essas questões, como muitas outras, começam a se tornarem públicas em manifestações, como a que ocorreu no “Sopão em prol do Restaurante Universitário Popular”, organizada pelo DCE no ano passado.


A Coordenadoria de Organização do Diretório Central dos Estudantes – DCE considera importante esse momento de reconstrução e que a organização dos estudantes não se limite exclusivamente às causas burocráticas ou assistencialistas da entidade representativa para com a Instituição de Ensino, mas que traga discussões que desperte os estudantes a dar uma resposta à sociedade, ao investimento que não é acessível a todos – a Universidade, participando, desde então, em fóruns e atos que ultrapassem as paredes das salas de aula e que o movimento estudantil seja um “laboratório” de aprendizagem e organização para, quando formados, sejamos profissionais competentes, humanistas e ativos politicamente.


ELEIÇÃO

Nos próximos dias a Diretoria Provisória do CASS convocará o processo eleitoral para a nova Diretoria da entidade, sob nova organização interna.




--
Assessoria de Imprensa
Coordenadoria de Organização
Diretório Central dos Estudantes - D.C.E.
UNIOESTE/Campus de Toledo
Gestão Força Unificante (2009-2010)
www.dceunioeste.blogspot.com
dcetoledo@gmail.com
45 3379-7067

Nenhum comentário:

Postar um comentário