quarta-feira, 31 de março de 2010

DENUNCIA NA UNIOESTE - NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIOESTE DO DIA 25/03/2010

DENUNCIA NA UNIOESTE

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIOESTE DO DIA 25/03/2010


Em consonância com a repercussão da manifestação política [fotos] dos estudantes da Unioeste ocorrida na última quinta-feira (25/03/2010) durante a solenidade realizada na Unioeste com a presença do Governador do Estado, Roberto Requião, vimos prestar esclarecimentos.

Este Diretório (D.C.E.) age de acordo com seus espaços deliberativos, como qualquer outra Associação. Diante dos fatos nos últimos anos, os estudantes da Unioeste não deixam de lado a discussão de uma Universidade Pública de qualidade, democrática e popular. Como é sabido, os estudantes se organizam no sentido de denunciar irregularidades na administração da universidade - na qual nos encontramos em processo de formação - bem como apontar injustiças cometidas com o corpo discente ou mesmo reivindicar melhorias na qualidade dos serviços prestados pelo Estado e pela Universidade. Lembramos o ocorrido em janeiro de 2008, quando o então governador Roberto Requião interveio no processo eleitoral da UNIOESTE na nomeação de Alcebíades Luis Orlando para ocupar o cargo máximo na Instituição – Reitor, sendo que este havia sido rejeitado nas urnas pela comunidade acadêmica dos 5 campi da Unioeste (Toledo, Cascavel, Marechal Candido Rondon, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu) e do Hospital Universitário de Cascavel. Desta forma e no respaldo da democracia, os estudantes se organizaram naquele momento, juntamente com a sociedade civil, organizações de classe e, inclusive, com o apoio da imprensa regional, denunciávamos publicamente a atitude autoritária, oportunista e interesseira do Governador em manter na administração da Unioeste o mesmo grupo que já havia dado respaldo nas ações de governo do mandato antecessor. Após isso e no decorrer dos dois últimos anos, o Movimento Estudantil Organizado observou uma movimentação interna de forma a abafar a voz do estudante, primeiramente expulsando os representantes discentes do Conselho Universitário – COU e dos demais órgãos deliberativos da Universidade, que são espaços de discussão, deliberação e gestão na esfera pública dita democrática. Depois, sem a presença dos estudantes, aprovaram o Código Disciplinar Acadêmico - resolução que passa a regular a vida acadêmica com normas de proibições e punições que atinge a todos, porém, aprovado de forma emergencial para que os estudantes não pudessem participar de um processo que delimitaria sua própria vivência na Universidade. Diante disso tudo e não esquecendo toda reivindicação e organização histórica e de direito dos estudantes, permanecemos denunciando todo esse processo de engessamento e burocratização que foi se articulando internamente [Manifesto – Denuncia na Unioeste]

Fazendo esse resgate e acrescentando à conclusão obtida por meio de várias discussões que os estudantes travaram e continuam mantendo dentro e fora da universidade, temos uma leitura clara:

  • A reitoria aprova regras compostas por conceitos os mais elásticos possíveis para que, variando ao sabor das circunstâncias e do momento, haja um controle do que a burocracia universitária considera conveniente e necessário para ter livre a intervenção e uso da estrutura pública dirigida aos seus interesses.

  • O Conselho Universitário, entendendo a ponderância da Lista Tríplice (lei que permite ao governador nomear, para o cargo de Reitor, um entre os três primeiros mais votados – fazendo da consulta uma brincadeira de democracia), nada mais é que uma extensão do Governo do Estado e seus interesses. Com isso, vemos a gestão democrática abalada, pois os estudantes são impedidos de participar dos espaços de decisão da universidade e tendo o interesse de grupo e do governo acima da vontade da comunidade acadêmica e da sociedade.


Foi nesse intuito que os estudantes se manifestaram na última quinta-feira. Aproveitamos este momento de reorganização de interesses dentro da Instituição com as discussões em torno da Minuta de distribuição de atividades entre os professores (apresentada pela Reitoria) como forma de apresentar reflexões à comunidade em geral sobre que universidade temos, qual queremos e o papel que deve exercer na sociedade.

Sendo assim, estamos produzindo a presente nota de esclarecimento para evitar quaisquer direcionamentos políticos e de grupo referente à manifestação, seja pelos professores ou mesmo pela mídia. Todos os envolvidos no ato são estudantes que participam dos espaços de decisão e são representados no D.C.E. Desta maneira, repudiamos possíveis manipulações partidárias e dos grupos econômicos em disputa neste ano eleitoral, bem como na preparação do terreno eleitoral no ano que vem que ocorrerá na Unioeste.



Toledo, 31 de março de 2010



--
Assessoria de Imprensa
Coordenadoria de Comunicação
Diretório Central dos Estudantes - D.C.E.
UNIOESTE/Campus de Toledo
Gestão Força Unificante (2009-2010)
www.dceunioeste.blogspot.com
dcetoledo@gmail.com
45 3379-7067



Crédito das fotos:
ANDERSON HILGERT (img_8150 - 8153 - 8161 - 8162 - 8188)

quinta-feira, 25 de março de 2010

MINUTA

Atual Resolução: 034/2000 - COU
Proposta da Reitoria: MINUTA

AVALIAÇÃO:
ADUNIOESTE
SINTEOESTE
outro



Manifesto do D.C.E. UNIOESTE/Toledo:

quarta-feira, 24 de março de 2010

REUNIÃO HOJE!!! (24/03/2010)

Convocamos os estudantes à REUNIÃO que ocorrerá na sede do D.C.E. às 21h.

Pauta:
  • MINUTA DA REITORIA (distribuiçao de atividades entre os professores)
  • JORNAL/MANIFESTO À COMUNIDADE ACADÊMICA
  • PROBLEMAS DA UNIVERSIDADE


Em caso de mudança de local, haverá informação no mural.



Lorenzo Gabriel Balen
Coord. de Organização
DCE UNIOESTE/Toledo
45 9949-1029

terça-feira, 2 de março de 2010

Estudantes de Serviço Social da Unioeste avançam na reconstrução do Movimento Estudantil

Estudantes de Serviço Social da Unioeste avançam na reconstrução do Movimento Estudantil

Ocorreu nesta segunda-feira (01/03/2010), com a presença massiva da maioria dos estudantes do curso, a Assembléia Geral dos Estudantes de Serviço Social da Unioeste, campus de Toledo, organizada pela Comissão Estatutária do Centro Acadêmico de Serviço Social – CASS, onde se discutiu e aprovou o novo Estatuto Social da entidade, que pretende dar novas direções nas organizações e atividades do movimento estudantil do curso.


Segundo os estudantes, “essa Assembléia, assim como as que o DCE e outros CA’s vêm convocando, é reflexo da vontade de se construir uma instituição de ensino superior e uma sociedade com a percepção do estudante, enquanto sujeito participante, preocupado com os rumos tomados”.


O novo Estatuto do CASS contém uma série de avanços, como a mudança da estrutura organizacional da entidade optando por uma estrutura colegiada; cria-se e regimenta-se o Conselho de Representantes de Turma – CORETUR, aproximando as discussões do Centro Acadêmico para todas as séries do curso, atingindo com mais eficácia a base estudantil.


AVALIAÇÃO

As várias reuniões ocorridas no último ano e as que se preparam para este ano, se expressa uma necessidade do movimento estudantil atingir, inclusive, além da universidade. É consenso entre os estudantes que devemos reorganizar os DCE’s e CA’s, unificar as lutas de todos os campi da Unioeste, bem como articular com as demais entidades estudantis do município – universitárias e secundaristas, envolver-se na causas dos trabalhadores, das demais entidades representativas (sindicatos, associações), conselhos de políticas públicas, levar as demandas ao Poder Público e preocupar-se com as questões sociais que atingem todos os indivíduos. Por outro lado, reforça o ressurgimento do interesse do acadêmico na luta: O Movimento Estudantil Organizado da Unioeste está em meio a discussão sobre Assistência Estudantil - em especial o Restaurante Universitário. É sabido que muitos estudantes se alimentam mal em função da universidade, com bolsas de estudo que mal conseguem pagar as altas taxas de aluguel; não temos Assistência Social numa universidade em que o curso de Serviço Social é referência nacional. Essas questões, como muitas outras, começam a se tornarem públicas em manifestações, como a que ocorreu no “Sopão em prol do Restaurante Universitário Popular”, organizada pelo DCE no ano passado.


A Coordenadoria de Organização do Diretório Central dos Estudantes – DCE considera importante esse momento de reconstrução e que a organização dos estudantes não se limite exclusivamente às causas burocráticas ou assistencialistas da entidade representativa para com a Instituição de Ensino, mas que traga discussões que desperte os estudantes a dar uma resposta à sociedade, ao investimento que não é acessível a todos – a Universidade, participando, desde então, em fóruns e atos que ultrapassem as paredes das salas de aula e que o movimento estudantil seja um “laboratório” de aprendizagem e organização para, quando formados, sejamos profissionais competentes, humanistas e ativos politicamente.


ELEIÇÃO

Nos próximos dias a Diretoria Provisória do CASS convocará o processo eleitoral para a nova Diretoria da entidade, sob nova organização interna.




--
Assessoria de Imprensa
Coordenadoria de Organização
Diretório Central dos Estudantes - D.C.E.
UNIOESTE/Campus de Toledo
Gestão Força Unificante (2009-2010)
www.dceunioeste.blogspot.com
dcetoledo@gmail.com
45 3379-7067